O Programa Lean Hospitalar 2012, realizado pela União Brasileira para a Qualidade (UBQ) em parceria com Instituto de Competências Empresariais (ICE) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), teve início no dia 5 de maio e reuniu instituições de saúde como Hospital Vera Cruz, que sediou o primeiro treinamento, o Hospital Socor, Hospital Ibiapaba, de Barbacena (MG), Hospital Madre Tereza, Medicina Preventiva Check Up, Unimed Betim, com a participação de 25 alunos pioneiros nesta especialização provenientes de várias áreas como médicos, enfermeiros, diretores e gestores.
O objetivo do treinamento é capacitar os participantes por meio do Programa Lean Hospitalar, com foco na identificação das maiores perdas e desperdícios de materiais e tempo. A partir de um conjunto de informações técnicas e ferramentas essenciais, os participantes vão poder implementar o Projeto Lean - e a melhoria contínua Kaizen - para a otimização de processos nas instituições.
O curso foi ministrado por Lucas Monteiro, coordenador do Grupo de estudo Lean Hospitalar da UBQ. Os próximos módulos do treinamento acontecerão nos dias 19 de maio e 2 de junho, no Centro de estudos do Hospital Vera Cruz. Na ocasião, os participantes serão desafiados a apresentar um case que possibilite a elaboração da causa raiz das perdas, a fim de que a análise dos processos e a aplicação do Kaizen (Criação e Aplicação de Melhorias) possa ser aplicado com eficácia.