Dr. Ednei Guimarães, Pneumologista e membro do corpo clínico do Instituto do Pulmão HVC #novoHVC, fala sobre “ergoespirometria ou teste cardiopulmonar do exercício”.
Trata-se de um exame que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico. Ao analisar estas informações, entende-se melhor o comportamento dos sistemas: cardiovascular, respiratório, vascular pulmonar e muscular esquelético ao estresse físico.
O teste é realizado na esteira ergométrica ou na bicicleta estacionária e a análise gasimétrica é realizada com auxílio de uma máscara facial ou sistema bucal.
O paciente é monitorizado durante todo o exame com eletrocardiograma, oxímetro de pulso e medidas da pressão arterial. O tempo de exercício varia de 8 a 12 minutos, baseado em um protocolo individualizado, com incremento progressivo do esforço, objetivando o cansaço subjetivo máximo.
A ergoespirometria tornou-se popular na área da medicina do esporte, uma vez que é importante ferramenta para otimizar e individualizar treinamentos, além de detectar doenças cardiovasculares, pulmonares e/ou musculares que possam limitar o desempenho do atleta.
Além de atletas, o exame possui outras indicações como:
avaliação da gravidade e prognóstico da insuficiência cardíaca
pneumopatias crônicas;
avaliação de diagnóstico diferencial de dispnéia ou cansaço aos esforços;
prescrição de exercícios físicos em cardiopatas e pneumopatas;
pré-operatório de ressecção pulmonar ou grandes cirurgias em obesos.
Assista o vídeo e veja mais.