DIREITOS
ü Ser tratado com respeito e dignidade
ü Ter seus valores e crenças respeitados
ü Receber cuidados da sua saúde em ambiente seguro
ü Não ter acesso a qualquer forma de abuso ou assédio
ü Ter acesso a privacidade pessoal durante seu tratamento ou quando solicitado
ü Ter acesso e entender a informação do tratamento e procedimento proposto para seu cuidado
ü Participar, podendo também tomar decisão, quanto ao seu plano de cuidado
ü Poder discordar quanto ao tratamento ou aplicação proposto aos seus cuidados, inclusive solicitando o procedimento de alta a pedido
ü Ter acesso e receber orientação sobre o consentimento informado, o qual deve ser lido e assinado antes dos procedimentos cirúrgicos e/ou invasivos além de outros quando houver necessidade
ü Ter acesso a avaliação, explicação e manejo da dor
ü Ter acesso às informações e dados dos registros clínicos, bem como o sigilo destes a outros que não ligados ao seu tratamento
ü Ter acesso a interpretação de outros idiomas
ü Ter acesso a meios de comunicação alternativo para aqueles que possuem dificuldades auditivas, visuais ou outras necessidades específicas
ü Ter facilidade de acessos à deficiência física
ü Ter direito a receber visitas e a ser informado em caso de impedimento desta por situação clínica
ü Poder determinar qual/quais familiares ou terceiros, poderão ter acesso a receber informações e quais informações poderão ser fornecidas
ü Ter acesso ao aviso de não cobertura de benefício
ü Ter acesso a leitos individuais e quando enfermarias estas serem divididas por sexo
DEVERES
ü Fornecer informações precisas e completas sobre sua saúde
ü Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu cuidado
ü Ser o responsável quando da recusa de um tratamento ou não seguir orientações da equipe responsável pelo seu cuidado
ü Cumprir as regras da instituição e preservar os recursos da mesma
ü Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais
ü Utilizar somente as medicações prescritas pelo hospital, salvo as autorizadas pela equipe responsável pelo seu cuidado
ü Fazer perguntas sempre que tiver dúvidas
ü Indicar um familiar ou terceiro para decidir em seu nome acerca do seu cuidado, caso um dia esteja impossibilitado de fazê-lo.
Obs.: Para informações detalhadas deste documento, consulte o impresso de DIREITOS E DEVERES que lhe foi entregue no ato da internação.
Qualquer dúvida, queixa, sugestão ou elogio, poderá ser feito pessoalmente, pelo telefone, preenchimento da pesquisa de satisfação ou por e-mail nos contatos mencionados abaixo:
SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente
Tel: 3290-1249
Ramal interno: 1249
e-mail: sac@hvc.com.br